Guia de Orientações

Atualmente o grande desafio a ser enfrentado pelo Ensino Superior, frente aos alunos com deficiência, envolve a questão da democratização de acesso e garantia da qualidade do ensino, sobretudo, quando se considera que a educação é direito de todos. Portanto, precisa estar concretamente ao alcance de todos os alunos.

O conceito de educação inclusiva tem relação direta com a modificação da estrutura, funcionamento e com as respostas educativas no Ensino Superior, cedendo lugar às diferenças, quer sejam individuais, sociais ou culturais, inclusive, aquelas que estão associadas às deficiências ou transtornos de aprendizagem.

No Ensino Superior, a inclusão de alunos com deficiência ou transtornos do neurodesenvolvimento, muitas vezes, não acontece de modo adequado, e as dificuldades podem se manifestar para os docentes ou para os alunos, paulatinamente, havendo casos em que o próprio aluno ignora a sua condição ou não tem consciência de suas reais dificuldades.

Assim, o "Guia de Orientações: Docente na Perspectiva da Educação Inclusiva", constitui-se em um instrumento relevante com sugestões para os docentes da UNIPAR, para o trabalho em sala de aula, com alunos que possam apresentar algum tipo de deficiência ou transtorno do neurodesenvolvimento, a fim de contribuir para a permanência desses alunos na instituição e, por conseguinte, o seu sucesso na aprendizagem.

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